- Dr. Raphael Kato
Litotripsia extracorpórea


A litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO) é um procedimento realizado em hospitais ou laboratórios, com anestesia, em que ondas de choque são emitidas por um aparelho com o objetivo de fragmentar os cálculos do trato urinário.
Indicada para paciente com cálculos pequenos, em geral até 1 cm, localizados idealmente nos cálices superior e médio dos rins, sem nenhum tipo de obstrução ou fatores de risco.
Após a LECO alguns pacientes podem apresentar algum tipo de dor lombar ou sangue na urina, mas que duram poucos dias e tem resolução espontânea.
Uma das complicações possíveis é a formação da "rua de cálculos" que são múltiplos fragmentos resultantes da implosão que podem obstruir o ureter, necessitando de uma intervenção cirúrgica.
3. NEFROLITOTRIPSIA PERCUTÂNEA
É uma cirurgia de maior porte, indicada para cálculos maiores que 2 cm localizados dentro dos rins.
Através de uma pequena incisão nas costas, é inserido um aparelho dentro do rim para fragmentar e aspirar os cálculos renais.
Via de regra, é usada uma sonda de nefrostomia durante 1-3 dias no pós-operatório que fica locada no pertuito criado entre a pele e o rim, a fim de prevenir sangramentos e facilitar a cicatrização renal.