Buscar
  • Dr. Raphael Kato

Reversão de vasectomia



A cada ano, mais homens realizam a cirurgia de vasectomia para planejamento familiar por ser um procedimento simples e pelo seu baixo custo baixo quando comparada com a laqueadura na mulher.


Porém, aproximadamente 10% dos homens vasectomizados acabam procurando o urologista com a intenção de reverter o procedimento cirúrgico e recuperar seu potencial de fertilidade.


A busca pela reversão parte da ideia de gravidez natural, além do custo relativamente baixo quando comparado às técnicas de fertilização in vitro.



TAXAS DE SUCESSO

O sucesso do procedimento vai depender, principalmente do tempo de realização da vasectomia, diminuindo conforme o aumento desse intervalo.


Apesar disso, nota-se que mesmo em pacientes com tempo de vasectomia acima de 10 anos, as taxas de gestação são muito próximas das encontradas na fertilização in vitro, 40 a 45% de sucesso, sendo que essa última ainda pode apresentar incidência de 30% de gêmeos ou mais.


Outros fatores relacionados ao cônjuge, como o histórico reprodutivo e a faixa etária também podem influenciar na taxa de gravidez do casal.



CIRURGIA


A reversão da vasectomia é uma técnica de microcirurgia, auxiliada por microscópio, na qual é realizada uma anastomose (emenda) nos cotos do ducto deferente. Sua taxa de complicação é extremamente baixa e o tempo de internação em geral é de 1 dia.






1 visualização
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Google ícone social Places