Buscar
  • Dr. Raphael Kato

O que é o Duplo J?














O duplo J é um cateter muito utilizado em cirurgias urológicas com o objetivo de prevenir complicações no pós-operatório, tais como sangramentos, obstruções do ureter e fístulas urinárias (vazamentos de urina).



Como o próprio nome diz, o duplo J é um tubo fino que fica dentro do ureter com cada uma das suas extremidades em "J" locadas no rim e na bexiga.


Seu uso mais comum é no pós operatório de cirurgias para cálculos renais ou ureteres em que, ao final da cirurgia, o duplo J é instalado dentro do ureter com o objetivo de ajudar pequenos fragmentos restantes a serem expelidos pela urina com maior facilidade e auxiliar a cicatrização do aparelho urinário.


O tempo de uso do cateter pode variar entre 1-4 semanas, dependendo da extensão e resultado da cirurgia.


RETIRADA DO DUPLO J

COM FIO: um fio pode ser preso na extremidade distal do duplo J e exteriorizado pela uretra facilitando a retirada do cateter e dessa maneira pode ser feita no próprio consultório médico


SEM FIO: nos casos em que pretende-se deixar o duplo J por um tempo maior, não se utiliza o fio. Dessa maneira para retirar o cateter é necessária a utilização de um aparelho chamado cistoscópio em ambiente hospitalar.





0 visualização
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Google ícone social Places