Buscar
  • Dr. Raphael Kato

Impotência Sexual


A impotência sexual ou disfunção erétil é um dos motivos mais frequentes de consulta ao urologista. Cerca de METADE dos homens irá apresentar alguma queixa relacionada ao longo de suas vidas.

A diabetes é uma das principais causas de impotência sexual na população masculina. Para garantir uma ereção satisfatória é fundamental existir vasos e nervos penianos saudáveis, e a longo prazo, os altos índices de glicemia nos pacientes diabéticos vão danificando tais estruturas, resultando numa ereção insatisfatória.




Outras causas comuns de disfunção erétil são tabagismo, hipertensão arterial, arteriosclerose, uso de alguns medicamentos, trauma raquimedular e a própria idade.


Questões emocionais ligadas ao stress e ansiedade desempenham um papel FUNDAMENTAL na origem dos problemas de ereção, principalmente em pacientes jovens e saudáveis em que a parte fisiológica está normal.


Na investigação da causa da disfunção erétil, pode-se realizar exames sanguíneos, avaliação hormonal e até mesmo exames de imagem como ultrassom Doppler dos vasos penianos.













TRATAMENTO:

1. MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA

- dieta saudável

- prática de atividades físicas

- perda de peso

- qualidade de sono adequada


2. CONTROLE ADEQUADO DAS COMORBIDADES

O tratamento adequado da hipertensão, diabetes e outras doenças é fundamento para atingir uma melhora na qualidade das ereções.


3. PSICOTERAPIA

Um acompanhamento psicológico tem grande benefício principalmente para pacientes JOVENS em que as principais causas da disfunção erétil estão ligada ao lado emocional.


4. MEDICAMENTOS

- medicamentos orais: inibidores da 5 fosfodiesterase (sildenafila, vardenafila, tadalafila)

- injeções penianas


5. CIRURGIAS

Escrevi um post específico sobre as próteses penianas, procure no MENU


O acompanhamento com um urologista é fundamental para descobrir qual a origem dos problemas de ereção e, assim, indicar o melhor tratamento possível para cada paciente.


0 visualização
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Google ícone social Places